top of page
Search

Acessando compartilhamento do Virtualbox de uma maquina Virtual com Ubuntu: passo a passo

vicelintiwinwalt


Seja qual for o motivo, a criação de uma máquina virtual sempre gera soluções e obstáculos para o dia a dia dos seus usuários. Um dos problemas principais para quem cria uma imagem de outro sistema operacional (ou em alguns casos o mesmo que o principal) é o compartilhamento de arquivos entre as máquinas.




Acessando compartilhamento do Virtualbox de uma maquina Virtual com Ubuntu



Olá pessoal, hoje após instalar os adicionais de convidados para o VirtualBox, tentei acessar a pasta compartilhada que tinha configurado e foi apresentado um problema, e descobrir que o VirtualBox quando a VM (máquina virtual) utiliza Linux ou Oracle Solaris, precisa realizar alguns procedimentos. Neste Tutorial mostrarei como resolver o problema de acesso à pasta compartilhada utilizando uma VM com o sistema operacional Xubuntu 18.04.


Como podem ver na imagem abaixo, se abrir o gerenciador de arquivos do linux e tentar acessar a pasta compartilhada, você receberá um erro. O motivo é que quem montou a pasta foi o usuário do virtualbox e só este tem permissão de visualizá-la. Na próxima etapa vamos mostrar como resolver isso.


Olá Walter, não entendi muito bem o que está acontecendo. Você está tentando instalar o Xubuntu em uma máquina virtual? Ou já tem ele instalado? Eu tenho outro tutorial para instalar uma máquina virtual linux, caso não esteja instalado, pode se guiar por ele.


Para que seja possível ativar o compartilhamento de arquivos e pastas entre o host e a VM no VirtualBox é muito importante que se tenha o software de virtualização (VirtualBox) instalado em seu PC.


Para compartilhar uma pasta de host com uma máquina virtual no Oracle VM VirtualBox, você deve especificar o caminho da pasta e escolher um nome de compartilhamento que o convidado ou Máquina Virtual possa usar para acessar a pasta compartilhada.


Se você instalou o Virtual bom com o Windows XP ou outro, deve estar sentindo falta de uma forma de acessar os arquivos de sua máquina Virtual. O Virtual Box lhe da a opção de compartilhar pasta da sua máquina virtual para local (ou vice versa) como se tivessemos acessando uma pasta d outra máquina em nossa rede.


Pessoal não estou conseguindo compartilhar as pastas no Windows 7, tenho ele instalado na minha máquina e quero compartilhar a pasta com o vista (maquina virtual) e o Ubuntu 9.0.4. tentei o tutorial mas não deu certo não, se alguem conseguiu, me dá um help ai!


Você pode simplesmente aplicar o mesmo método da pasta compartilhada, somente apontando o compartilhamento para /media/disk, /media/disk-1 e etc. O usb é reconhecido pelo Ubuntu e montado como um mapeamento de rede do Windows virtualizado.


So não consegui fazer funcionar na minha rede do meu trampo.Tenho que usar um programa de ordem de seviço em DOS que esta em um computador na rede .Só que eu não consigo vizualizar ele dentro do Windows..No Ubuntu eu até consigo ver ele no servidor mas não no Windows.Pergunto:Tem algum jeito de fazer ele ver na rede externa do Ubuntu essa pasta?To usando Ubuntu 8.10 com windows virtual. Consigo virtualizar tudo do ubuntu no Windows mas rede externa não.


De posse do número Ip da máquina que deseja acessar os arquivos ou se conectar a uma impressora, basta abrir o Executar (Iniciar+R) e digitar o endereço da seguinte forma: \\IP_DA_MÁQUINA e apertar Enter ou clicar em OK. Obs: Nunca esquecer das "Duas barras invertidas" \\ que representam a REDE. A respeito disto, como acessar a pasta compartilhada no virtualbox? Selecione a máquina virtual, já dentro do VirtualBox, e escolha "Configurações". Dentro das opções de configuração, vá até "Pastas Compartilhadas", presente na coluna da esquerda. Aqui, clique no ícone de uma pasta com o símbolo de +. É assim que você incluirá sua pasta para ser acessada pelo SO.


  • Como localizar os arquivos de uma máquina virtual hospedada (1003880)Selecione a máquina virtual na janela do aplicativo VMware.

  • Clique em VM > Settings.

  • Clique em Options.

  • Clique em Advanced. Em File locations você verá Configuration e Log. É possível encontrar os arquivos nesses diretórios.

Como acessar pasta compartilhada VirtualBox no Ubuntu? Para acessar uma pasta compartilhada do VirtualBox no Ubuntu, primeiro é necessário criar a pasta no sistema de arquivos do Ubuntu e, em seguida, configurar as permissões de acesso. 1. Crie a pasta compartilhada Crie uma nova pasta no sistema de arquivos do Ubuntu. Por exemplo, para criar uma pasta chamada "vboxshared" na área de trabalho, execute os seguintes comandos: cd /Desktop mkdir vboxshared 2. Configure as permissões de acesso Em seguida, é necessário configurar as permissões de acesso para a pasta compartilhada. Isto pode ser feito com o utilitário de linha de comando "vboxmanage". Por exemplo, para conceder acesso total à pasta "vboxshared" para o usuário "johndoe", execute o seguinte comando: vboxmanage setextradata ubuntu vboxshared/johndoe full 3. Acesse a pasta compartilhada Por fim, para acessar a pasta compartilhada no Ubuntu, basta navegar até o local em que ela foi criada. Por exemplo, se a pasta "vboxshared" foi criada na área de trabalho, basta abrir o Navegador de Arquivos e navegar até a área de trabalho. A pasta compartilhada de


Nesse local, você pode selecionar os dispositivos que deseja compartilhar com a máquina virtual. A unidade do sistema (unidade C: do Windows) é especialmente útil para o compartilhamento de arquivos.


Vagrant.configure("2") do config config.vm.box = "hashicorp/bionic64" config.vm.box_version = "1.0.282" config.vm.network "forwarded_port", guest: 80, host: 8089 config.vm.network "public_network", ip: "192.168.0.200" config.vm.provider "virtualbox" do vb vb.memory = "4096" endend


Pronto o compartilhamento está criado, para acessá-lo na máquina virtual, vá até o menu iniciar, computador e clique em rede, se sua máquina estiver com a descoberta de rede desativada clique na mensagem que aparecer no topo e depois em ativar descoberta de rede, na próxima janela clique em sim.


no virtualbox em modo NAT, apenas os pcs virtuais se enchergam o mundo externo fica fora, pelo meu conceito e apanhando bastante a melhor forma e a bridge, porque ela se comunica com o mundo virtual e externo ao mesmo tempo, só tome cuidado que depende do tanto de VMS que você cria, vai oculpando espaço no seu hd, então deixa uma partição boa para estudar so resto e tranquilo abraço


ola ,,, gostaria que me tirasse uma duvida , tenho seven ultimate no pc real e o xp sp3 na maquina virtual , minha conexão é via radio e me pede loguin e senha toda vez que eu vou conectar ,,, conecto normal no pc real , mais quando vou conectar na vb tambem pede loguim e senha ,,dai coloco o mesmo loguim e mesma senha , mais da uma mensagem do meu servidor dizendo que não posso conectar dois usuarios com o mesmo ip ,,,o que eu faço ,,por favor me ajude !!!


Acho que o que eu tenho que fazer, é no roteador liberar o acesso a tudo que chegar pela porta 27015 por exemplo redirecionar para o IP do servidor CentOS na porta 27015 e dentro do servidor CentOS eu mandar para a maquina virtual ou então devo mandar do roteador na porta 27015 direto para a maquina virtual na porta 27015??


Rafael ainda não consegui faz dias e nada de encontar o problema eu coloquei a versão antiga 3.1.x mas também não deu certo então coloquei a última versão e nada.Desistalei as maquinas virtual e instalei denovo e nada também o problema persiste. Eu tenho um roteador sem fio ele pode influenciar entre os vms não funcionar? 1 semana tentando e nada e pior que estou atrasado no meus estudos por causa disso.Obrigado.


Ola pessoal estou com um problema eu tenho o win xp instalado em minha maquina e pelo virtual box instalei o winserver 2008, estou tentando utilizar o wds do win server para instalar o windows em outras maquinas da minha rede,como faço para a vm do winserver se comunicar com os pc da rede e conseguir instalar o windows nelas.


Boa Noite Estou com um problema, espero que vc possa me ajudar. Criei uma VM com win xp na minha maquina aqui em casa,configurei o no-ip e tudo mais.No meu trabalho instalei um servidor de acesso remoto para ver, quando o funcionário, liga a maquina, e entra na internet.O remoto do programa eu abro dentro da VM mas nao funciona.Testei na maquina fisica e ai funcionou, aqui de casa eu vejo a maquina dele quando entra na net. Poderia me ajudar como eu configuro a vm pra funcionar com no-ip?A porta do roteador ta aberta, nao uso antivirus nem firewall tanto na fisica quanto na virtual.Não entendo pq a fisica vê a maquina normal quando entra, mas a vm não?


Criar tres máquinas virtuais ubuntu. Sendo uma servidor e duas normais. Vou criar uma scrip para a máquina 1 pegar um arquivo do servidor, editar e enviar para a maaquina 2. Essa maquina 2 vai verificar se o arquivo foi editado e devolver para o servidor.


Agora vamos instalar o guest-tools. Caso você já seja usuário do VirtualBox, provavelmente você já fez isso para poder usar os recursos gráficos de sua máquina real na virtual. Uma das vantagens de ter o guest-tools instalado na virtual é usar um filesystem especial, o vboxsf, que permite a você montar um diretório da maquina real na virtual. Sua instalação é simples de um ambiente gráfico, mas na linha de comando (que é só o que temos agora) temos uma trilha diferente a seguir. Antes de qualquer coisa, vamos instalar uns pacotinhos:


Sim, você tem o seu projeto da maquina real, na virtual, acessível pela real (e por qualquer máquina em sua rede). Utilize seu IDE ou editor preferido no SO principal para editar o projeto e deixe bancos de dados, Apache e outras coisas que ocupam memória e processamento no sandbox da máquina virtual.


As extensões trarão várias facilidades, tais como: redimensionamento automático da tela, melhor integração do mouse, compartilhamento de pastas automático entre o sistema hospedeiro e o convidado, uso da USB dentro da máquina virtual e muito mais. 2ff7e9595c


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page